Artigo em destaque

Cardellina rubra melanauris em Sinaloa, México

A mariquita-vermelha (Cardellina rubra) é uma pequena ave passeriforme da família Parulidae, endêmica às terras altas do México, ao norte do istmo de Tehuantepec. É mais próxima filogeneticamente da mariquita-de-cabeça-rosa, que habita o sul do México e a Guatemala, com quem forma uma superespécie. Tem três subespécies, encontradas em populações disjuntas, que diferem principalmente na cor da mancha de seus entornos dos ouvidos e no tom do brilho e coloração de sua plumagem corporal. O adulto é vermelho brilhante, com uma mancha branca ou cinza no entorno do ouvido, dependendo das subespécies; os pássaros jovens são marrom-rosados, com uma mancha esbranquiçada no entorno do ouvido e duas barras de asa pálidas.

A reprodução ocorre tipicamente entre fevereiro e maio. A fêmea põe três ou quatro ovos num ninho cupulado, que ela constrói no chão. Embora ela incube sozinha os ovos, ambos os sexos alimentam a cria e removem os sacos fecais do ninho. O filhote guarnece-se de penas dentro de 10 a 11 dias após a eclosão. A mariquita-vermelha é um insetívoro, ela colhe primariamente de arbustos de sub-bosques. Apesar de este pássaro ser considerado uma espécie em estado pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pensa-se que seus números estão diminuindo devido à destruição de seu habitat. (leia mais...)


Eventos atuais

Forças Democráticas da Síria na Batalha de Baghuz Fawqani

Eventos a decorrer: Protestos na ArgéliaCrise presidencial na Venezuela

Mortes recentes: Dick DaleCoutinhoKelly Catlin


Neste dia...

Claude Debussy

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…




Vista de um dos seis pátios da Casa de Abassi, uma casa histórica tradicional situada em Caxã, Irã. (definição 5 772 × 8 190)

Vista de um dos seis pátios da Casa de Abassi, uma casa histórica tradicional situada em Caxã, Irã.
(resolução original: 5 772 × 8 190)


Apresentação

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.


Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem


Ler noutra língua